novembro 20, 2010

Pudim de Leite Condensado



Pudim de leite condensado é uma das receitas mais tradicionais da nossa famíilia. É bem verdade que esse é também um doce tradicional na culinária brasileira. Uma adaptação do pudim de leite português, o pudim de leite condensado brasileiro é bastante fácil de fazer e requer somente 4 ingredientes.
A minha receita eu aprendi com a minha mãe, e é uma adaptação do pudim da minha avó. Na “minha” receita o pudim é feito no fogao em banho-maria ao invés do forno e a quantidade de leite é menor do que nas receitas tradicionais o que faz com que o sabor do leite condensado prevaleça.
Eu escolhi essa para ser a primeira receita do MyVerySmallKitchen pela sua simplicidade. Também a escolhi em homenagem a minha avó e minha mãe amada. Espero que vocês gostem.
Pudim de Leite Condensado
3 ovos
1 lata de leite condensado
1 lata de leite (use a lata do leite condensado para medir)
3/4 xícara de açúcar para o caramelo

Coloque o açúcar em uma forma de pudim para fazer o caramelo. No fogão, em baixa temperatura espalhe continuamente o açúcar no fundo da forma até que comece a derreter. Eu costumo inclinar a forma porque acho mais fácil de controlar e espalhar o açúcar para evitar que forme bolinhas. Espalhe o açúcar ate que fique dourado.  Deixe o caramelo esfriar.

Coloque o leite condensado, os ovos e o leite no liquidificador e misture por 2 minutos. Transfira essa mistura para a forma do pudium. Coloque a tampa na forma.


Coloque a tampa na forma ecozinhe o pudim em banho maria por 1 hora no fogão. Deixe esfriar e transfira para a geladeira. Deixe gelar por no mínimo 4 horas.
Antes de servir tire o pudim da forma. Passe uma faca ao redor do pudim pra soltá-lo. Coloque um prato raso no topo da forma e vire rapidinho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário