novembro 20, 2010

Lasanha de Frango com Molho Branco


No sábado passado resolvi cozinhar uma das minhas receitas favoritas: Lasanha de Frango. Nao dá pra negar que uma lasanha bem feita é uma gostosura. Aqui em casa é satisfação garantida. Todos gostam. Como já faz um tempo que estou testando receitas de massas caseiras eu resolvi fazer a minha própria massa. Claro que isso também foi uma desculpa pra usar a minha nova máquina de abrir massa que comprei durante a semana e que já estava quase pulando da prateleira pedindo pra não ser esquecida por lá.
Bom, não preciso nem dizer que a lasanha se transformou em uma aventura de 3 horas. Envolveu a família toda e gerou uma quantidade incrível de farinha espalhada pela sala (porque claro que essa não é a receita ideal pra ser feita numa cozinha minúscula como a minha).
Eu comecei com a massa, medindo a farinha. Massa caseira pode ser feita a mão ou num processador. Nessa receita eu usei o processador pra ser mais rapidinho. Misturei a farinha e os ovos no processador por 2 minutos em potência média. Transferi a massa pra uma superfície enfarinhada (a mesa da sala!) e com as mãos amassei a massa até formar uma bola. Adicionei uma colher de chá de óleo de oliva pra que a massa ficasse um pouco mais elástica e continuei amassando até obter uma consistência  homogênea. (Esse é um truque que aprendi durante a pesquisa pela melhor receita. Tem funcionado sempre).



Cortei a massa em três partes iguais e abri cada uma delas primeiro com o rolo de massa e depois passei cada uma das partes na máquina para ficar na expessura desejada. Eu fui usando todas as regulagens até terminar na mais fininha. Como era a primeira vez que eu estava usando a máquina tive alguns “probleminhas operacionais” mas no final ficou como eu tinha imaginado. É importante colocar farinha na superfície onde você vai estender a massa porque senão ela gruda mesmo. Eu fui cortando as fatias de acordo com o tamanho do prato pra assar a lasanha e colocando farinha dos dois lados da massa pra evitar que grudasse um pedaço no outro.


Depois de feita a massa, o que sinceramente foi a parte mais demorada, fiz os dois molhos rapidinhos.  Essa é a hora que preciso explicar que em Hong Kong raramente se acha massa fresca para lasanha. Aqui se encontra facilmente a massa seca que tem que ser pré-cozida antes de montar a lasanha.
Voltando aos molhos. Em uma panela média coloquei o óleo e cozinhei as cebolas em fogo baixo por 5 minutos. Acrescentei os tomates e o pimentão picadinhos e cozinhei por mais 3 minutos em fogo médio. Adicionei o frango desfiado, os temperos e os sal, misturei bem e deixei cozinhar por mais 5 minutos ainda em fogo médio, mexendo de vez enquando pra evitar que grudasse no fundo da panela. Acrescentei o caldo de frango e a massa de tomate, misturei e deixei cozinhar até que comecasse a borbulhar. Baixei o fogo e deixei cozinhar por mais 5 minutos.

O molho branco é a parte que precisa de mais cuidado pra evitar que grude no fundo da panela. Eu normalmente começo derretendo a manteiga em fogo baixo até que comece a espumar. Adiciono a farinha e misturo bem. Essa mistura vai formar uma bola de farinha no fundo da panela. Vou então adicionando o leite ao poucos e misturando na farinha até que fique uma mistura homogênea. Mexendo sempre deixo o molho cozinhar até ferver. Quando pronto o molho deve estar lisinho, sem bolinhas de farinha (caso fiquem algumas bolinhas eu passo o molho por uma peneirinha e fica uma delícia do mesmo jeito). Adiciono o sal e a pimenta.
O próximo passo foi montar a lasagna. Untei o prato com óleo, coloquei uma camada de massa e o molho de frango. Coloquei mais uma camada de massa, molho branco e as fatias de queijo mussarela. Repeti mais uma camada de massa e molho de frango e assim fui alternando as camadas. Terminei com uma camada de molho branco e queijo parmesão ralado. Você pode usar o queijo mussarela se preferir.



Coloquei a lasanha no forno já aquecido e deixei cozinhar por 30 minutos em temperatura média-alta.

Ficou uma delícia.
Lasanha de Frango com Molho Branco (Com Massa Caseira)
Massa Caseira
300g de farinha de trigo
3 ovos médios
1 colher de chá de óleo de oliva
(A receita de massa caseira é bastante simples, para cada 100g de farinha acrescente um ovo médio. Essa massa também pode ser usada para spaguetti, fettucini ou qualquer outro tipo de massa).

Molho de Frango
2 colheres de óleo de canola
1 cebola média picada em pedaços pequenos
2 tomates maduros sem casca e sem sementes picados
1/2 pimentão verde picadinho (opcional)
2 peitos de frango cozidos e desfiados
2 colheres de sopa de massa de tomate
1 colher de chá de oregano
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de pimenta preta moida
1/2 colher de chá de alecrim (opcional)
2 xícaras de caldo de frango

Molho Branco
2 xícaras de leite
3 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de pimenta preta moida (opcional)
Para montar a lasanha
1 colher de sopa de óleo de canola
200g de queijo mussarela fatiado
Queijo parmesão ralado a gosto (opcional)

Nenhum comentário:

Postar um comentário