novembro 22, 2010

Cogumelos Recheados






Eu adoro cogumelos. De todos os tipos. Sem dúvida fazem parte da minha lista de favoritos.

Há algum tempo atrás eu testei uma receita de cogumelos portobello recheados que sinceramente nao correspondeu as minhas expectativas. Parecia ótimo na TV mas quando eu testei a receita ficou sem gosto e os pobres cogumelos super secos.

Na semana passada fui ao mercado com um pouco mais de tempo e achei uns cogumelos portobello fresquinhos, lindos. Voltei pra casa pensando  em uma receita que fosse fácil e rapidinha e que preservasse o sabor dos cogumelos. Essa foi a receita que eu usei (invenção minha mesmo...):

Cogumelos Recheados

3 cogumelos portobello
1/2 pimentão picadinho
1/2 cebola média picada
1 tomate médio picado
2 dentes de alho amassados
1/2 xícara de caldo de frango picado
1 colher de sopa de óleo de oliva
Sal e pimenta preta moída a gosto
Queijo mussarela ralado
Cebolinha picadinha

Para fazer o recheio coloque o óleo em uma panela e frite a cebola e o alho por uns dois minutos. Acrescente o pimentão, o tomate, o caldo de frango, sal e pimenta  e deixe cozinhar até reduzir o molho pela metade.

Limpe os cogumelos e retire o interior até ficar somente com a parte clarinha. Tempere com sal e pimenta.


Coloque o recheio em  cada um dos cogumelos e transfirá- os para uma forma untada. Leve ao forno por dez minutos em temperatura média. Retire os cogumelos, adicione o queijo e leve novamente ao forno para derreter o queijo. Antes de servir coloque a cebolinha picadinha por cima de cada cogumelo.

Torta de Frango e Brocolis




Ontem a noite cheguei em casa sabendo que precisava cozinhar. Eu tive um dia bastante ocupado no escritório e com certeza precisava ir pra cozinha pra relaxar. Caso você esteja achando que eu sou maluca deixe-me explixar que cozinhar é meu hobbie, minha terapia. Quando estou cozinhando fico tão envolvida com o que estou fazendo que me esqueço por completo de qualquer problema. 

Então, lá fui eu pra cozinha procurando o que fazer porque não tinha planejado nada especial. A janta já estava pronta e a filhota alimentada.

Achei no freezer um molho de frango desfiado e um pacote de massa podre. De cara pensei: “Barbada! Vou fazer aquela torta que vi na TV na semana passada, fácil e rapidinha”. O único problema foi que a massa podre precisava ser descongelada e sem saber se podia usar o microondas resolvi que ia fazer a minha própria massa. Lembrei de um vídeo que tinha visto há algum tempo do Jamie Oliver fazendo massa podre em segundos e claro achei que eu também conseguiria. Oh puro engano! Em segundos parecia que uma bomba tinha explodido na minha cozinha expalhando farinha por todos os lados.

Demorei uns 10 minutos tentando acertar o ponto da massinha “fácil” no meu processador e no final ainda tive que trapassear e adicionar um pouquinho de água gelada pra finalmente ficar com a consistência correta. O próximo passo foi abrir a massa em uma superficie enfarinhada, que na minha "enorme cozinha" significa um quadradinho minúsculo de 60x40cm (sim, as medidas estão exatas. Eu medi...). Ok, com a massa já esticada estava na hora de transferí-la pra forma e tirar a primeira foto para esse post. De câmera em punho, depois de mudar metade da cozinha de lugar pra ter uma foto "limpinha" descobri que nao tinha bateria! Você acredita nisso? Eu juro que quase perdi a paciência nesse momento porque afinal de que adiantam todos os prepartativos sem as minhas fotos? Mais uma vez respirei fundo, coloquei a forma na geladeira, a bateria para carregar e decidi fazer o recheio.

Essa parte até que foi fácil. Descongelei o molho de frango e escorri o caldo pra que ficasse bem sequinho e num prato fundo misturei com brocolis cortadinho, cogumelos frescos fatiados, sal e pimenta. Também descasquei e fatiei um tomate médio (sem as sementes). Para o molho, bati e ovos até espumar e adicionei uma latinha de creme de leite. Tudo isso em mais 10 minutos, o que obviamente ainda  nao era o tempo necessário para carregar a bateria da câmera. Não tive outra opção senão limpar a bagunça que eu tinha feito na cozinha. Vinte minutos depois, coloquei o recheio na torta e consegui a primeira foto.


Acrescentei o molho por cima do recheio até a borda da forma.
E completei com uma quantia generosa de queijo ralado.

 


Assei a torta por 25 minutos no forno em temperatura média ate que ficasse douradinha com uma casquinha por cima.


Agora me pergunta, valeu a pena? Claro que sim! Cristiano (o pobre marido cobaia) ficou se babando durante o processo e elogiando depois da primeira fatia. Você quer saber se eu consegui relaxar? Aí tenho as minhas duvidas mas com certeza me esqueci dos problemas do trabalho.


Torta de Frango e Brocolis
Massa Podre
300g de farinha de trigo
150g de manteiga
3 colheres de sopa de água gelada
Recheio
2 xícaras de peito de frango desfiado
½ xícara de molho de tomate
1 xícara de brocolis cortadinho
1 xícara de cogumelos picadinhos
3 ovos batidos
1 lata de creme de leite sem soro
Queijo parmesão ralado
 

novembro 20, 2010

Lasanha de Frango com Molho Branco


No sábado passado resolvi cozinhar uma das minhas receitas favoritas: Lasanha de Frango. Nao dá pra negar que uma lasanha bem feita é uma gostosura. Aqui em casa é satisfação garantida. Todos gostam. Como já faz um tempo que estou testando receitas de massas caseiras eu resolvi fazer a minha própria massa. Claro que isso também foi uma desculpa pra usar a minha nova máquina de abrir massa que comprei durante a semana e que já estava quase pulando da prateleira pedindo pra não ser esquecida por lá.
Bom, não preciso nem dizer que a lasanha se transformou em uma aventura de 3 horas. Envolveu a família toda e gerou uma quantidade incrível de farinha espalhada pela sala (porque claro que essa não é a receita ideal pra ser feita numa cozinha minúscula como a minha).
Eu comecei com a massa, medindo a farinha. Massa caseira pode ser feita a mão ou num processador. Nessa receita eu usei o processador pra ser mais rapidinho. Misturei a farinha e os ovos no processador por 2 minutos em potência média. Transferi a massa pra uma superfície enfarinhada (a mesa da sala!) e com as mãos amassei a massa até formar uma bola. Adicionei uma colher de chá de óleo de oliva pra que a massa ficasse um pouco mais elástica e continuei amassando até obter uma consistência  homogênea. (Esse é um truque que aprendi durante a pesquisa pela melhor receita. Tem funcionado sempre).



Cortei a massa em três partes iguais e abri cada uma delas primeiro com o rolo de massa e depois passei cada uma das partes na máquina para ficar na expessura desejada. Eu fui usando todas as regulagens até terminar na mais fininha. Como era a primeira vez que eu estava usando a máquina tive alguns “probleminhas operacionais” mas no final ficou como eu tinha imaginado. É importante colocar farinha na superfície onde você vai estender a massa porque senão ela gruda mesmo. Eu fui cortando as fatias de acordo com o tamanho do prato pra assar a lasanha e colocando farinha dos dois lados da massa pra evitar que grudasse um pedaço no outro.


Depois de feita a massa, o que sinceramente foi a parte mais demorada, fiz os dois molhos rapidinhos.  Essa é a hora que preciso explicar que em Hong Kong raramente se acha massa fresca para lasanha. Aqui se encontra facilmente a massa seca que tem que ser pré-cozida antes de montar a lasanha.
Voltando aos molhos. Em uma panela média coloquei o óleo e cozinhei as cebolas em fogo baixo por 5 minutos. Acrescentei os tomates e o pimentão picadinhos e cozinhei por mais 3 minutos em fogo médio. Adicionei o frango desfiado, os temperos e os sal, misturei bem e deixei cozinhar por mais 5 minutos ainda em fogo médio, mexendo de vez enquando pra evitar que grudasse no fundo da panela. Acrescentei o caldo de frango e a massa de tomate, misturei e deixei cozinhar até que comecasse a borbulhar. Baixei o fogo e deixei cozinhar por mais 5 minutos.

O molho branco é a parte que precisa de mais cuidado pra evitar que grude no fundo da panela. Eu normalmente começo derretendo a manteiga em fogo baixo até que comece a espumar. Adiciono a farinha e misturo bem. Essa mistura vai formar uma bola de farinha no fundo da panela. Vou então adicionando o leite ao poucos e misturando na farinha até que fique uma mistura homogênea. Mexendo sempre deixo o molho cozinhar até ferver. Quando pronto o molho deve estar lisinho, sem bolinhas de farinha (caso fiquem algumas bolinhas eu passo o molho por uma peneirinha e fica uma delícia do mesmo jeito). Adiciono o sal e a pimenta.
O próximo passo foi montar a lasagna. Untei o prato com óleo, coloquei uma camada de massa e o molho de frango. Coloquei mais uma camada de massa, molho branco e as fatias de queijo mussarela. Repeti mais uma camada de massa e molho de frango e assim fui alternando as camadas. Terminei com uma camada de molho branco e queijo parmesão ralado. Você pode usar o queijo mussarela se preferir.



Coloquei a lasanha no forno já aquecido e deixei cozinhar por 30 minutos em temperatura média-alta.

Ficou uma delícia.
Lasanha de Frango com Molho Branco (Com Massa Caseira)
Massa Caseira
300g de farinha de trigo
3 ovos médios
1 colher de chá de óleo de oliva
(A receita de massa caseira é bastante simples, para cada 100g de farinha acrescente um ovo médio. Essa massa também pode ser usada para spaguetti, fettucini ou qualquer outro tipo de massa).

Molho de Frango
2 colheres de óleo de canola
1 cebola média picada em pedaços pequenos
2 tomates maduros sem casca e sem sementes picados
1/2 pimentão verde picadinho (opcional)
2 peitos de frango cozidos e desfiados
2 colheres de sopa de massa de tomate
1 colher de chá de oregano
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de pimenta preta moida
1/2 colher de chá de alecrim (opcional)
2 xícaras de caldo de frango

Molho Branco
2 xícaras de leite
3 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de pimenta preta moida (opcional)
Para montar a lasanha
1 colher de sopa de óleo de canola
200g de queijo mussarela fatiado
Queijo parmesão ralado a gosto (opcional)

Pudim de Leite Condensado



Pudim de leite condensado é uma das receitas mais tradicionais da nossa famíilia. É bem verdade que esse é também um doce tradicional na culinária brasileira. Uma adaptação do pudim de leite português, o pudim de leite condensado brasileiro é bastante fácil de fazer e requer somente 4 ingredientes.
A minha receita eu aprendi com a minha mãe, e é uma adaptação do pudim da minha avó. Na “minha” receita o pudim é feito no fogao em banho-maria ao invés do forno e a quantidade de leite é menor do que nas receitas tradicionais o que faz com que o sabor do leite condensado prevaleça.
Eu escolhi essa para ser a primeira receita do MyVerySmallKitchen pela sua simplicidade. Também a escolhi em homenagem a minha avó e minha mãe amada. Espero que vocês gostem.
Pudim de Leite Condensado
3 ovos
1 lata de leite condensado
1 lata de leite (use a lata do leite condensado para medir)
3/4 xícara de açúcar para o caramelo

Coloque o açúcar em uma forma de pudim para fazer o caramelo. No fogão, em baixa temperatura espalhe continuamente o açúcar no fundo da forma até que comece a derreter. Eu costumo inclinar a forma porque acho mais fácil de controlar e espalhar o açúcar para evitar que forme bolinhas. Espalhe o açúcar ate que fique dourado.  Deixe o caramelo esfriar.

Coloque o leite condensado, os ovos e o leite no liquidificador e misture por 2 minutos. Transfira essa mistura para a forma do pudium. Coloque a tampa na forma.


Coloque a tampa na forma ecozinhe o pudim em banho maria por 1 hora no fogão. Deixe esfriar e transfira para a geladeira. Deixe gelar por no mínimo 4 horas.
Antes de servir tire o pudim da forma. Passe uma faca ao redor do pudim pra soltá-lo. Coloque um prato raso no topo da forma e vire rapidinho.