março 22, 2011

Negrinho ou Brigadeiro?





Você gosta de brigadeiros, ou negrinhos como falamos no sul do Brasil? Eu adoro e por isso escolhi essa receitinha fácil para o post de hoje.
Várias fontes citam a origem do brigadeiro no Rio Grande do Sul, por volta de 1920,quando não era muito fácil encontrar leite fresco e algumas senhoras resolveram então fazer uma sobremesa misturando leite condensado e chocolate. Os “negrinhos” como foram chamados na época tornaram-se mania nacional em 1940 durante as eleições presidenciais. O Brigadeiro Eduardo Gomes, concorrendo a presidência, resolveu dar os docinhos como lembrancinha das festas organizadas para a sua campanha. Foi depois disso que os docinhos trocaram de nome e passaram a ser chamados “brigadeiros”.
Eu sinceramente nao conheço uma crianca que não goste de brigadeiros e conheço vários adultos que simplesmente adoram.
Algumas pessoas tem a impressão de que fazer brigadeiros é difícil porem eu acho que essa é uma das receitas mais fáceis da culinária brasileira e minha filha de 8 anos já sabe fazer sozinha.

Você vai precisar de:
1 lata de leite condensado
2 colheres de sopa de chocolate em pó (pode ser achocolatado)
1 colher de sopa de chocolate em pó sem açúcar
1 colher de sopa de manteiga
Granulados de chocolate para enrolar os docinhos
Forminhas (pelotinas) de papel

Modo de Fazer:
Adicione o leite condensado, o chocolate em pó e a manteiga a uma panela média. Misture bem e leve ao fogão em fogo baixo mexendo sempre com uma colher de pau até começar a borbulhar. O tempo de cozimento é de aproximadamente 15 minutos. A massa está no ponto quando desgruda do fundo da panela.
Transfira a massa para um prato untado e deixe esfriar.
Coloque os granulados de chocolate em um prato fundo e separe as forminhas de papel.

Antes de começar a enrolar os docinhos unte as mãos com manteiga para que a massa nao grude. Coloque uma colher de chá de massa nas mãos e enrole até formar uma bolinha. Transfira a bolinha para o prato com os granulados e enrole até que esteja completamente coberta pelos granulados. Parece complicado mas não é, depois que você fizer o primeiro pega prática e fica fácil. Transfira o docinho para a forminha de papel.


Essa receita rende 20 docinhos (aproximadamente 2 cm cada um).


Nenhum comentário:

Postar um comentário