março 25, 2011

Pao de Queijo de Liquidificador



Pão de Queijo é realmente uma delícia e com certeza uma daquelas comidinhas que despertam uma saudade do Brasil! Cada vez que voltamos à terrinha para as férias temos que dar a tradicional paradinha no aeroporto de São Paulo pra um pão de queijo com guaraná. Com certeza essa é a hora que costumamos dizer: “que delicia estar de volta!”.

Eu sinceramente já perdi as contas de quantos pacotes de pão de queijo pré-pronto foram “importados” por nós nesses últimos doze anos que estamos morando em Hong Kong. E acredite, cada um deles era usado somente em ocasiões especiais ou nos finais de semana quando a saudade apertava. Eu até desenvolvi uma maneira rapidíssima de prepará-los no processador e depois congelar as sagradas bolinhas!

Varias amigas que moram por aqui fazem um pão de queijo delicioso, porém não sei por qual razão os meus nunca ficaram bons, mesmo usando a mesma receita. Vocês podem imaginar então a minha felicidade quando encontrei essa receitinha de pão de queijo de liquidificador que funciona super bem. E para ser bem sincera, eu não fui a única super feliz por aqui não. Tem uma menininha linda aqui em casa que fica dançando ao lado do forno (ok, modo de falar viu? Não se assustem…) esperando que os pãezinhos fiquem prontos.


Para fazer essa receita você vai precisar de:

1 xícara de leite
3 xícaras de polvilho doce
3 ovos
½ xícara de óleo de canola
1 colher de chá de sal
1 ½ xícara de queijo parmesão ralado
2 formas de “muffins” (6 muffins cada)
Forminhas de papel

Comece colocando as forminhas de papel nas formas de “muffins”. Pré-aqueça o forno para 180o C. No caso de você nao ter as formas de muffins, você pode usar forminhas de empadinhas e o que vai variar é a quantidade de pãezinhos.

Coloque o leite, os ovos, o óleo, o sal e o polvilho no liquidificador e misture por dois minutos para obter uma mistura homogênea. Transfira essa mistura para uma tigela média e adicione o queijo ralado misturando com uma colher de pau.

Encha as forminhas (ate ¾) e salpique com queijo ralado por cima ( a quantidade de queijo varía de acordo com o seu gosto e esse passo é opcional). Coloque no forno para assar de 12 a 15 minutos. Os pãezinhos estão prontos quando a massa cresceu e a parte superior esta levemente dourada.

Retire as forminhas de papel da forma de muffin e deixe esfriar.

Nós gostamos dos nosso pães de queijo quentinhos. Essa receita rende de 12 a 15 pãezinhos dependendo do tamanho da forma.



março 22, 2011

Negrinho ou Brigadeiro?





Você gosta de brigadeiros, ou negrinhos como falamos no sul do Brasil? Eu adoro e por isso escolhi essa receitinha fácil para o post de hoje.
Várias fontes citam a origem do brigadeiro no Rio Grande do Sul, por volta de 1920,quando não era muito fácil encontrar leite fresco e algumas senhoras resolveram então fazer uma sobremesa misturando leite condensado e chocolate. Os “negrinhos” como foram chamados na época tornaram-se mania nacional em 1940 durante as eleições presidenciais. O Brigadeiro Eduardo Gomes, concorrendo a presidência, resolveu dar os docinhos como lembrancinha das festas organizadas para a sua campanha. Foi depois disso que os docinhos trocaram de nome e passaram a ser chamados “brigadeiros”.
Eu sinceramente nao conheço uma crianca que não goste de brigadeiros e conheço vários adultos que simplesmente adoram.
Algumas pessoas tem a impressão de que fazer brigadeiros é difícil porem eu acho que essa é uma das receitas mais fáceis da culinária brasileira e minha filha de 8 anos já sabe fazer sozinha.

Você vai precisar de:
1 lata de leite condensado
2 colheres de sopa de chocolate em pó (pode ser achocolatado)
1 colher de sopa de chocolate em pó sem açúcar
1 colher de sopa de manteiga
Granulados de chocolate para enrolar os docinhos
Forminhas (pelotinas) de papel

Modo de Fazer:
Adicione o leite condensado, o chocolate em pó e a manteiga a uma panela média. Misture bem e leve ao fogão em fogo baixo mexendo sempre com uma colher de pau até começar a borbulhar. O tempo de cozimento é de aproximadamente 15 minutos. A massa está no ponto quando desgruda do fundo da panela.
Transfira a massa para um prato untado e deixe esfriar.
Coloque os granulados de chocolate em um prato fundo e separe as forminhas de papel.

Antes de começar a enrolar os docinhos unte as mãos com manteiga para que a massa nao grude. Coloque uma colher de chá de massa nas mãos e enrole até formar uma bolinha. Transfira a bolinha para o prato com os granulados e enrole até que esteja completamente coberta pelos granulados. Parece complicado mas não é, depois que você fizer o primeiro pega prática e fica fácil. Transfira o docinho para a forminha de papel.


Essa receita rende 20 docinhos (aproximadamente 2 cm cada um).


fevereiro 23, 2011

Bolinhos de Batatas

Você sabe um daqueles dias no qual você acorda pensando em alguém da sua família sem motivo especial algum?

Sábado eu acordei pensando na minha amada avó e em como eu gostaria de voar até o Brasil só para ficar algumas horas com ela. Essa é a minha avó: 1.50m de altura, um sorriso enorme e constante no rosto, uma mãe incrível pra minha mãe e minha dinda, um super exemplo na minha vida, foi uma esposa fantástica e incansável pro meu avô, cozinha qualquer coisa com tanto amor que provavelmente você possa sentir o cheirinho especial, faz qualquer tipo de trabalhos manuais que você possa imaginar, tem 80 anos (ou quase isso) e anda cheia de energia pra lá e pra cá. Essa mulher linda e maravilhosa, que meu marido carinhosamente chama de “vó gatona” me ensinou tantas coisas importantes que eu tenho certeza de que precisaria de pelo menos 10 páginas para apenas começar a descrevê-las.

Ela também me ensinou a cozinhar algumas de suas receitas, incluindo esta que eu preparei para compartilhar com vocês hoje: Bolinhos de Batatas r
echeado com carne moída.  Para preparar esta receita você vai precisar de:

Massa dos Bolinhos

6 batatas grandes
2 xícaras de farinha de trigo
1 ovo

 
Sal e pimenta do reino
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Recheio de Carne Moída

1 colher de sopa de azeite
400g de carne moída
½ xícara de molho de tomate
½ xícara de cebola picadinha
Sal e pimenta do reino

Comece descascando as batatas. Corte-as em cubinhos e coloque para ferver em uma panela grande com água. Uma vez que as batatas estejam macias passe-as no espremedor de batatas ou amasse-as com um garfo. Tempere com sal e pimenta. Adicione o ovo batido, o queijo parmesão e 1 xícara de farinha. Misture bem com uma colher de pau até obter uma massa lisa. Adicione o restante da farinha e misture novamente. Esta massa fica um pouco úmida porém firme o suficiente para não grudar em suas mãos. Deixe a massa esfriar por aproximadamente 20 minutos.

Enquanto isso, prepare o recheio. Em uma panela média acrescente o azeite, a cebola picada, a carne moida e o molho de tomate. Cozinhe  por aproximadamente 10 minutos até que o molho fique reduzido a quase nada.

Quando a massa estiver fria, você irá moldar os bolinhos. Eu costumo fazer bolinhas com a massa primeiro (cerca de 3 a 4cm de diâmetro cada) e depois vou recheando uma a uma. Eu achato cada bolinha na minha mão, coloco uma colher de sopa do recheio e fecho bem a massa. Esse processo nao é muito fácil de descrever então espero que as fotos abaixo ajudem um pouco.


Quando todos os bolinhos estão prontos eu polvilho uma camada fininha de farinha por cima pra que fique mais crocante na hora da fritura. Esse truque é meu mesmo e não faz parte da receita original da minha avó.
O próximo passo é fritar os bolinhos em uma frigideira com um pouco de óleo até que os bolinhos fiquem dourados.


 Sirva quente. Esta receita rende 15 bolinhos de tamanho médio.

 A propósito caso você ache difícil enrolar os bolinhos, esta mesma receita pode ser usada para fazer uma tortas de batatas no forno. Os ingredientes são os mesmos e o modo de fazer a massa e o recheio também. Em um refratário médio coloque uma camada da massa de batatas, uma camada do recheio e cubra com mais uma camada de batatas. Eu gosto de colocar queijo ralado por cima pra que fique crocante. Ai vai a foto da torta:












janeiro 30, 2011

Cafe da Manhã: Panquecas?


Ok, aqui vai uma receita que não é nem um pouco tradicional no café da manhã brasileiro: panquecas. Eu posso garantir que nos meus 25 anos que vivi no Brasil nunca tinha provado uma.

Eu fui descobrir essa maravilha aqui em Hong Kong. Os cafés americanos servem panquecas deliciosas e desde que provei a primeira há vários anos tenho tentado diferentes receitas. Antes de mais nada, eu preciso explicar que aqui em casa nao se come panquecas em todos os cafés da manha e sim ocasionalmente numa manhã de domingo quando não precisamos nos preocupar muito com horários e com o que vai ter que ser feito na semana que está comecando.

Então, depois de várias tentativas, a receita que nós mais gostamos aqui foi publicada no livro How to Be a Domestic Goddess, da Nigella Lawson. Essa receita é bastante simples e rapidinha. Você precisa somente de todos os ingredientes, um liquidificador (também pode ser feita a mão, mas o liquidificador ajuda bastante) e uma frigideira anti-aderente. Vocês vão perceber que eu adaptei a receita um pouquinho pra ficar mais do gosto da nossa familia.

Panquecas Americanas para o Café da Manha
Receita e intruções traduzidas do livro How to Be a Domestic Goddess - Nigella Lawson, p. 77.

225g de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento químico
2 ovos grandes, levemente batidos
1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar (eu gosto da minha receita mais docinha e normalmente uso 3 colheres de sopa de açúcar)
30g de manteiga, derretida e fria
300ml de leite (eu uso semi-desnatado)
Manteiga para fritar (eu uso óleo em spray)

A maneira mais fácil de fazer as panquecas é colocar todos os ingredientes no liquidificador. Caso você prefira fazer a massa a mão, coloque a farinha, o fermento, o sal e o açúcar numa tigela e abra um espaço no meio. Coloque os ovos ligeiramente batidos no meio da mistura seca, juntamente com a manteiga derretida e o leite.

Misture até que a massa fique homogênea. Transfira a massa para uma jarrinha, o que facilita bastante na hora de colocar a massa na frigideira (você também pode usar uma concha ou colher).

Coloque uma frigideira untada em fogo médio no fogao e coloque a massa da panqueca (as minhas ficam um círculo de mais ou menos 10 cm). Quando estiver cozinhando as panquecas é importante lembrar que quando o lado de cima começar a borbulhar está na hora de virar a panqueca e cozinhar por mais 1 minuto.

Sirva com mel (ou Karo) e frutas silvestres.